EUA disponíveis para dialogar com Rússia sobre Síria

por Lusa

Washington, 17 set (Lusa) -- Os Estados Unidos mostraram hoje disponibilidade para discutir "táticas e práticas" com a Rússia sobre a Síria, mas ainda não foi tomada uma decisão definitiva quanto à proposta russa para conversações sobre o conflito sírio.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, assegurou, em conferência de imprensa, que o Governo norte-americano "está aberto para conversações táticas e práticas" com a Rússia sobre a Síria e a campanha contra o grupo extremista Estado Islâmico.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, revelou na quarta-feira que recebeu uma proposta da Rússia para iniciar conversações "militares" sobre o conflito na Síria.

O porta-voz do Pentágono, Peter Cook, afirmou hoje que o secretário da Defesa norte-americano, Ash Carter, está a "consultar o resto da equipa de segurança nacional para determinar a melhor foram de proceder" face à proposta russa.

"É algo que está a ser considerado, mas não há nenhuma decisão tomada", disse Cook.

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou terça-feira que Moscovo vai continuar a apoiar com ajuda técnico-militar o Governo sírio na sua luta contra grupos terroristas, incluindo o grupo extremista Estado Islâmico.

Os Estados Unidos opõem-se a qualquer apoio ao Governo de Bachar al-Assad e defendem que o líder sírio não pode participar na transição política necessária para acabar com a guerra civil na Síria.

O conflito naquele país árabe teve início em março de 2011 com uma série de protestos contra o Governo.

A guerra civil já provocou 220.000 mortos e mais de quatro milhões de refugiados em países vizinhos, assim como 7,6 milhões de deslocados internos, segundo números divulgados pelas Nações Unidas.

Tópicos
pub