EUA e Coreia do Norte. Kim convida Trump para novas negociações

por RTP
Reuters

O líder norte-coreano convidou Trump a visitar Pyongyang ainda este ano com o intuito de retomar as negociações sobre o desarmamento nuclear norte-coreano. Depois do impasse em fevereiro e da posterior reconciliação em junho, o líder norte-coreano quer que esta seja uma nova oportunidade para um entendimento diplomático entre os dois países.

Apesar da desnuclearização da península coreana ainda ser uma miragem, Kim Jong-Un parece decidido em evitar que haja um afastamento de Donald Trump. De acordo com o jornal sul-coreano Joongang Ilbo, Trump foi convidado pelo líder norte-coreano a visitar Pyongyang já por duas vezes durante o mês de agosto.
 
Da última vez que reuniram, em junho, na Zona Desmilitarizada entre as duas Coreias, os dois líderes reiniciaram as negociações da desnuclearização – momento que foi considerado uma vitória, já que a cimeira antecedente, em fevereiro de 2019, havia terminado em desacordo.
 
Desde junho do ano passado, Trump e Kim já reuniram três vezes para debater e resolver as questões nucleares da península coreana. Contudo em nenhuma das cimeiras houve um progresso significativo para a resolução desta problemática.

Apesar da aparente vontade em negociar um acordo de desnuclearização, continuam a ser lançados “projéteis não identificados” a parttir de Pyongyang. Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, Pyongyang já disparou dois projéteis desde julho.

O último foi apontado a leste e lançado um dia depois da proposta de Kim Jong-un para retomar as negociações com os EUA.
 
Em resposta a estes testes, Donald Trump tem desvalorizado os lançamentos do regime norte-coreano. Quanto ao insistente convite, o Presidente dos EUA mostrou-se disposto a encontrar-se com Kim ainda antes do final deste ano.
 
No entanto, para a futura cimeira, Trump terá que encontrar pontos de acordo concretos que agradem simultaneamente aos EUA e a Kim. Caso não o faça, Jong-un ameaça abandonar a via diplomática para a negociação.
Tópicos
pub