EUA e mais quatro países europeus reconhecem independência do Montenegro
Os Estados Unidos e mais quatro países europeus, o Luxemburgo, República Checa, Estónia e Roménia reconheceram hoje o Montenegro como "Estado soberano" e decidiram estabelecer relações diplomáticas com Podgorica.
O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Sean McCormack, declarou que a chefe da diplomacia, Condoleezza Rice, notificou por escrito as autoridades montenegrinas, felicitando a população local pela "democraticidade e pacifismo" com que decorreu o referendo sobre a independência, a 21 de Maio último.
No texto, Rice adianta que os Estados Unidos examinarão nos próximos dias a proposta - de Podgorica - para o estabelecimento de relações diplomáticas.
O Luxemburgo também hoje reconheceu Podgorica e comprometeu-se a acompanhar o novo país na via para a adesão à União Europeia (UE), em carta dirigida pelo primeiro-ministro, Jean-Claude Juncker, e pelo seu chefe da diplomacia, Jean Asselborn, ao líder do executivo montenegrino, Milo Djukanovic.
Em comunicados dos respectivos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, a República Checa, a Estónia e a Roménia reconheceram também a independência de Montenegro.
O reconhecimento por parte destes cinco países seguiu-se ao anteriormente anunciado pela UE e por outras capitais, nomeadamente Moscovo, Zagreb e Skopje, estas últimas de dois dos seis antigos membros da Federação Jugoslava (Eslovénia, Croácia, Bósnia, Montenegro, Sérvia e Macedónia).
O governo de Belgrado, do primeiro-ministro Vojislav Kostunica, defensor da união entre a Sérvia e o Montenegro, ainda não reconheceu Podgorica.