Mundo
Estado norte-americano do Tennessee devastado por tornados
Pelo menos oito tornados atingiram na madrugada de terça-feira os estados norte-americanos do Missouri, do Kentucky e, de forma particular, do Tennesse, durante uma tempestade de relâmpagos. Neste último, dezenas de casas foram arrasadas e quase 50 mil pessoas ficaram sem eletricidade.
Foram já contabilizadas 22 vítimas mortais e várias dezenas de feridos.
O número de fatalidades tem vindo a subir nas últimas horas e pode vir a aumentar, afirmou a Agência de Gestão de Emergências do estado, devido ao grande número de desaparecidos.
Equipas de socorro têm feitos buscas casa a casa, de destroços em destroços, à procura de vítimas e sobreviventes, revelou o departamento de bombeiros de Nashville, capital estadual do Tennessee, fortemente atingida pelos tornados e que registou até agora 30 feridos.
Quase meia centena de edifícios foram destruídos em Nashville e incontáveis outros foram afetados, referiu o diretor do departamento de bombeiros, William Swann. A cidade conta com 691 mil habitantes.O Presidente Donald Trump prometeu visitar o estado na próxima sexta-feira. "Orações pelos afetados pelos devastadores tornados no Tennessee", escreveu Trump na sua página oficial do Twitter.
John Partipilo, um fotógrafo que mora em East Nashville, a cerca de cinco quarteirões da área mais afetada pelos tornados, contou aos jornalistas que se escondeu na casa de banho com a cadela, Lucille, quando um dos tornados passou pela sua casa.
"Era como uma coisa enorme acelerada... Depois ficou tudo muito silencioso", recordou. "Era como o som de um comboio, é difícil de explicar... Um rosnido".
Veículos esmagados, montes de destroços e linhas elétricas caída juncavam as ruas e as estradas, bloqueadas pelos veículos de pronto socorro.
"É como uma zona de guerra", descreveu Charlotte Cooper, professora, cuja casa escapou à passagem de um tornado com janelas rachadas e uma cerca tombada.
"Precisamos que nos ajudem", apelou o capitão da polícia de Mt Juliet, um subúrbio a leste de Nashville, onde a passagem de um dos tornados deixou muitas casas destruídas e fez vários feridos. "E se isso significar ficarem em casa, fiquem", acrescentou.
A empresa municipal Nashville Electric afirma que mais de 47 mil dos seus clientes está sem eletricidade, depois dos estragos em quatro subestações de distribuição, em 15 linhas primárias e da queda de múltiplas linhas e postes.
O aeroporto John C.Tune "foi seriamente afetado" e vários hangares foram destruídos.
A passagem dos tornados coincidiu, não pela primeira vez, com a super-terça feira, dia em que vários estados dos Estados Unidos, votam nos seus candidatos favoritos à candidatura à Casa Branca.
Em 2008, um tornado nocturno deixou grandes estragos no centro de Tennessee.
Esta terça-feira, a votação no Tennesse prosseguiu numa quase normalidade, com as estações do voto a abrirem apenas uma hora depois do previsto inicialmente. Algumas tiveram de mudar de local.