Mundo
EUA. Líder ultranacionalista americano detido na Florida
Um advogado de Orlando que em 2017 concorreu ao Senado norte-americano foi detido ao início da semana na Florida sob acusação de rapto, violência doméstica e posse de arma de fogo no contexto de um crime violento. Augustus Invictus foi uma das figuras do comício organizado há dois anos, em 2017, por ultranacionalistas brancos em Charlottesville.
Augustus Invictus foi detido num centro comercial, à saída do ginásio, por agentes que fizeram cumprir um mandado de prisão emitido no Estado da Carolina do Sul.
A prisão de Invictus, um advogado com ligação ao Estado da Florida, ganha relevância por estarmos a falar de uma das principais figuras do protesto que em 2017 uniu extrema-direita, supremacistas brancos, nacionalistas, neo-nazis e alt-right americana numa grande manifestação que nasceu contra a decisão da cidade de Charlottesville (Virgínia) de remover uma estátua do confederado Robert E. Lee, oficial militar que comandou o Exército da Virgínia do Norte durante a Guerra Civil Americana.
O protesto de Charlottesville – denominado “Unite the Right” (Unir a Direita) – acabaria por tomar proporções gigantescas, o que contribuiria para congregar do outro lado da barricada movimentos anti-supremacistas e gerar confrontos físicos. Entretanto, um atropelamento mortal de uma contra-manifestante e o ferimento de outras vinte pessoas por um supremacista branco acabaria por marcar definitivamente o protesto.
O atropelamento foi considerado um acto de terrorismo doméstico pelo Ministério Público, mas a Casa Branca nunca conseguiu apontar o dedo aos extremistas, numa altura em que o principal conselheiro do Presidente Trump era ainda Steve Bannon, o pai de uma certa extrema-direita norte-americana.
Invictus foi precisamente uma das principais figuras dos comícios de há dois anos, tendo discursado nos palcos do movimento branco. Considerado “um fugitivo” na Carolina do Sul, esta segunda-feira que passou foi detido à saída de um ginásio por elementos da polícia de Brevard, um dos 67 condados da Florida.
Em 2016, Augustus Invictus procurou um lugar no Partido Libertário para disputar o lugar do senador Marco Rubio. Perdeu a corrida depois de uma campanha sensacionalista que meteu sangue de cabra e rituais pagãos.
No ano seguinte, incitaria a ultra-direita americana a manifestações violentas. O supremacista branco Richard Spencer, organizador do “Unite the Right”, concede-lhe os méritos da organização do programa do comício.