EUA marcam 25 anos de repressão de culto Falun Gong pela China pedindo liberdade

EUA marcam 25 anos de repressão de culto Falun Gong pela China pedindo liberdade

Os EUA apelaram hoje à China para que ponha fim à "campanha repressiva" e liberte todos os detidos "devido às suas convicções", quando se assinalam 25 anos do início da repressão contra os praticantes de Falun Gong.

Lusa /

"Os EUA continuarão a defender os direitos humanos, incluindo a liberdade de religião ou crença. Continuaremos também a promover a responsabilização dos autores de abusos e violações dos direitos humanos", refere25 anos do início da repressão contra os praticantes de Falun Gong comunicado divulgado pelo Departamento de Estado.

Neste contexto, a mesma fonte apelou à China "para que ponha termo à sua campanha repressiva e liberte todos os que foram detidos devido às suas convicções".

O apelo surge no dia em que são assinalados "solenemente os 25 anos desde que a República Popular da China (RPC) iniciou uma campanha de repressão contra os praticantes de Falun Gong, uma autodenominada prática espiritual".

Os norte-americanos assinalaram como as autoridades chinesas, nestes 25 anos, têm "visado os praticantes de Falun Gong e as suas famílias numa campanha de abusos e violações dos direitos".

PUB