EUA não vão enviar representantes de alto nível à COP30

A Casa Branca indicou este sábado que os Estados Unidos não vão enviar "representantes de alto nível " à Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30). A cimeira decorre a partir de 10 de novembro em Belém, no Brasil.

Lusa /
Visão da cidade de Belém junto à floresta amazónica. Foto: Anderson Coelho - Reuters

Um responsável da Casa Branca indicou que os EUA não vão enviar nenhum representante de alto nível à cimeira, acrescentando que o Presidente Trump "dialoga diretamente com líderes de todo o mundo sobre questões energéticas". 

O Presidente dos EUA já classificou as alterações climáticas como "a maior fraude de sempre" e ridicularizou a ciência climática no fórum da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) há algumas semanas. 

Quando regressou ao poder, em janeiro, Donald Trump decidiu retirar novamente os EUA do Acordo de Paris, tal como fez durante o seu primeiro mandato. No entanto, como é necessário um pré-aviso de um ano antes da retirada efetiva do acordo, o país mantém-se como signatário.

Enquanto Trump boicota a cimeira climática, mais de uma centena de autoridades locais americanas -, incluindo governadores, presidentes de câmara e outros representantes eleitos - estarão presentes.

"Iremos em peso", afirmou Gina McCarthy, conselheira para os assuntos climáticos do ex-Presidente dos EUA Joe Biden e copresidente da coligação "America Is All In", que reúne estas autoridades eleitas comprometidas com a causa climática.

"As autoridades locais eleitas têm o poder de agir por iniciativa própria, de liderar ações climáticas tanto a nível nacional como internacional (...) e cumpriremos as promessas feitas ao povo americano e aos nossos parceiros internacionais".

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, insistiu em organizar a 30.ª conferência anual das Nações Unidas sobre as alterações climáticas na Amazónia, a maior floresta tropical do mundo, que desempenha um papel fundamental na luta contra as alterações climáticas.
PUB