EUA respondem às ameaças de ataque nuclear da Coreia do Norte

A Casa Branca assegurou que os Estados Unidos “são perfeitamente capazes” de se defenderem contra qualquer ataque de mísseis da Coreia do Norte. Reagindo à ameaça de ataque nuclear feita anteriormente pelos norte-coreanos, o porta-voz Jay Carney disse que a Coreia do Norte nada ganhará em multiplicar as suas ameaças e provocações. Esta quinta-feira Pyongyang ameaçara lançar “um ataque nuclear preventivo” contra os Estados Unidos. A ameaça foi proferida pouco antes de o Conselho de Segurança da ONU aprovar por unanimidade um novo pacote de sanções que visa impedir o progresso dos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte .

RTP /
KCNA.REUTERS

“Enquanto os Estados Unidos estiverem dispostos a desencadear uma guerra nuclear, as nossas forças exercerão o seu direito a um ataque nuclear preventivo para destruir os baluartes dos agressores” disse o ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

Também  nesta quinta-feira, um general do exército norte-coreano disse, durante um comício em Pyongyang, que a Coreia do Norte está pronta a disparar mísseis nucleares de longo alcance, armados com ogivas nucleares, contra os Estados Unidos.
"Washington será envolvida num mar de fogo" diz general
“Mísseis balísticos intercontinentais e vários outros mísseis que já estão programados para atingir os seus alvos, estão agora armados com ogivas nucleares mais pequenas, mais leves e diversificadas, e foram colocados em estado de prontidão”, disse o general Kang Pyo Yong.

“Quando dispararmos [os mísseis], Washington, que é a raiz de todos os males (…) será envolvida num mar de fogo”, afirmou o militar norte-coreano.
Ataque dos norte-coreanos aos EUA seria “suícidio” diz senador
Antes mesmo de a Casa Branca se ter pronunciado sobre as ameaças de Pyongyang , um influente senador democrata tinha afirmado no Congresso que um ataque nuclear norte-coreano contra os EUA seria “um suicídio”.

“Não penso que o regime de Pyongyang se queira suicidar, mas, como certamente ele próprio sabe, seria isso o que aconteceria no caso de um ataque contra os Estados Unidos”, disse o senador Bob Menendez .

O senador considerou que a ameaça brandida pelo regime norte-coreano “é absurda” mas garantiu que Pyongyang "não deve ter qualquer dúvida sobre a nossa determinação, vontade e capacidade de deter e responder a qualquer ameaça que venha da Coreia do Norte”.


PUB