EUA revelam disponibilidade de Israel para negociar novo cessar-fogo

Israel enviou uma delegação para negociar a segunda fase do cessar-fogo na Faixa de Gaza, garantiu o enviado do presidente dos Estados Unidos para o Médio Oriente.

Lusa /
Steve Witkoff garante sucesso para a segunda fase do cessar-fogo Shawn Thew - EPA

Na terça-feira, Steve Witkoff reiterou ainda que estava pronto para viajar para o Médio Oriente muito rapidamente, com a primeira fase da trégua prevista para terminar no sábado, 1 de março.

"Estamos a fazer muitos progressos. Israel está a enviar uma equipa enquanto falamos", disse Witkoff, num evento em Washington, organizado pelo Comité Judaico Norte-americano.

"Ou vamos para Doha ou para o Cairo, onde vão começar as negociações, novamente com os egípcios e os cataris", os outros dois países mediadores com os Estados Unidos, acrescentou.

As novas discussões visam "avançar a segunda fase e obter mais libertações de reféns", disse Witkoff. "Pensamos que é uma possibilidade real", acrescentou.

O enviado dos Estados Unidos disse ainda que talvez se junte às negociações no domingo, 2 de março, "se tudo correr bem".

Horas antes, o movimento islamita palestiniano Hamas anunciou um acordo para que Israel liberte centenas de prisioneiros palestinianos, o que será feito "em simultâneo" com a próxima entrega de corpos de reféns israelitas.

Até ao momento, as autoridades israelitas não confirmaram as informações do movimento palestiniano.

A próxima entrega pelo Hamas de corpos de reféns israelitas estava inicialmente prevista para quinta-feira.

 

Tópicos
PUB