EUA, Rússia e Cazaquistão garantem que trabalhos de limpeza em Semipalatinsk estão quase concluídos
Seul, 27 mar (Lusa) -- Os Governos dos EUA, Rússia e Cazaquistão anunciaram hoje que os trabalhos conjuntos de limpeza do antigo local de ensaios nucleares em Semipalatinsk, no Cazaquistão, estão quase concluídos e que a segurança nessa área "melhorou substancialmente".
Num comunicado conjunto, os três Governos declararam que o "trabalho está quase concluído e é considerado um exemplo muito bem sucedido da cooperação, que representa o compromisso conjunto com a segurança nuclear".
Os três países colaboram desde 2004 para eliminar os restos dos ensaios nucleares aí desenvolvidos, para recuperar a segurança e converter o local num espaço inócuo para a saúde.
Os presidentes das três nações supervisionaram "pessoalmente" o cumprimento dos objetivos, de acordo com a nota conjunta.
"Como resultado da aplicação de meios modernos físicos e técnicos, o nível de segurança neste antigo local nuclear foi substancialmente melhorado", refere o comunicado.
Em 1991, o presidente do Cazaquistão, Nursultán Nazarbáyev, decretou o encerramento do local de ensaios nucleares em Semipalatinsk, onde a União Soviética, entre 1949 e 1989, efetuou cerca de 500 ensaios nucleares, dos quais 125 foram realizados à superfície.
Uma área de 18.500 quilómetros quadrados ficou contaminada e cerca de 1,5 milhões de habitantes da parte oriental do Cazaquistão ainda sofrem sequelas da radiação.
O Cazaquistão renunciou voluntariamente ao arsenal atómico que herdou da antiga União Soviética.