EUA são o "maior vilão do mundo" em matéria de espionagem, diz imprensa oficial chinesa
Pequim, 23 jun (Lusa) -- Os Estados Unidos são o "maior vilão do mundo" por espionagem informática, assinala hoje a imprensa oficial chinesa depois de novas alegações anti-Pequim ter surgido.
"Estas, como outras alegações anteriores, são sinais preocupantes", refere a agência oficial chinesa, Xinhua, num comentário após novas alegações feitas ao Sunday Morning Post, o jornal de domingo do diário South China Morning Post, que se publica em Hong Kong em língua inglesa, por Edward Snowden, o antigo espião norte-americano agora refugiado na antiga colónia britânica.
Para a Xinhua, as alegações "demonstram que os Estados Unidos, que há muito tentam passar por vítimas de ataques informáticos, transformaram-se no maior vilão desta era".
A agência salienta ainda que os Estados Unidos tentam agora extraditar Snowden de Hong Kong.
O ex-agente dos serviços secretos norte-americanos (CIA) Edward Snowden afirmou hoje que Washington está a piratear as empresas de telemóveis chinesas para recolher milhões de mensagens de texto.
As declarações de Snowden foram publicadas pelo diário South China Morning Post, de Hong Kong.
O antigo agente da CIA e ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos refugiou-se em Hong Kong, no sul da China, desde que divulgou programas norte-americanos de vigilância de comunicações.
Na sexta-feira, os Estados Unidos acusaram Edward Snowden de espionagem.