EUA vendem 4.600 milhões de dólares em armas a países árabes
O Governo dos EUA prevê vender armas a regimes moderados no valor de 4.600 milhões de dólares (3,6 milhões de euros), nomeadamente tanques e helicópteros, segundo dados divulgados por um organismo do Departamento de Defesa.
Segundo a Agência de Defesa para a Cooperação na Segurança, o órgão encarregue pelo Pentágono de supervisionar a venda de armamento a outros governos aliados, a maior partes dessas vendas consistem em tanques para a Arábia Saudita, no valor de 2.900 milhões de dólares (cerca de 2,2 milhões de euros), para a protecção de infra-estruturas no país.
A Arábia Saudita receberá também helicópteros tipo Ah-64 Apache, no valor de 400 milhões de dólares (cerca de 313 milhões de euros), enquanto os Emirados Árabes Unidos vão receber helicópteros no valor de 808 milhões de dólares (cerca de 633 milhões de euros).
O emirado do Bahrein recebe também um helicóptero, no valor de 252 milhões de dólares (cerca de 197 milhões de euros) e a Jordânia vai melhorar o equipamento de mil dos seus veículos blindados.
Outro país do Golfo Pérsico, Omã, será o destinatário de mísseis anti-tanque no valor de 48 milhões de dólares (37,6 milhões de euros).
Estas transacções não são ainda definitivas, porque dependem da aprovação do Congresso norte-americano.