Ex-governador do Rio apanhado na Lava Jato

Agentes da Polícia Federal e do Ministério Público detiveram Sérgio Cabral, o ex-governador do Rio de Janeiro, no âmbito da operação Lava Jato.

Jorge Almeida - RTP /
Roberto Stuckert - Reuters

O ex-governador do Rio de Janeiro foi detido no seu apartamento do Leblon, na zona sul da cidade, com um mandado de prisão preventiva. Sérgio Cabral é acusado na operação Lava Jato de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Em causa estão alegados desvios monetários com as empresas de construção civil Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia.

A investigação teve como ponto de partida declarações de dois executivos da Andrade Gutierrez, feitas no âmbito de um inquérito referente ao caso Eletronuclear.

Agentes da Polícia Federal brasileira. Foto: Paul Whitaker - Reuters

Até ao momento, foram detidas dez pessoas, entre as quais Wagner Jordão Garcia, ex-assessor do governador, e o ex-secretário do governo Wilson Carlos.

A mulher do ex-governador, Adriana Ancelmo, também foi levada para a Superintendência da Polícia Federal para prestar depoimento, mas deverá sair em liberdade, já que não existe mandado de detenção contra ela.

A operação Calicute – referência às tormentas enfrentadas pelo navegador português Pedro Álvares Cabral – investiga o desvio de 244 milhões de reais (cerca de 66 milhões de euros) e acontece cinco meses depois do início da operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

A ação policial fica marcada pela cooperação inédita entre as justiças do Rio de Janeiro e de Curitiba, a responsável pelas 36 fases da operação Lava Jato até agora desencadeadas.
Nome de Michel Temer no processo
Estas detenções surgem numa altura em que se tornou público que o nome do actual Presidente brasileiro, Michel temer, é citado pelo menos duas vezes no mega-processo e existem acusações de interferências políticas para enterrar a investigação.

O Presidente brasileiro, Michel Temer. Foto: Ueslei Marcelino - Reuters

Na passada segunda-feira Michel Temer disse no programa Roda Viva, da TV Cultura, que a “informação é de absoluta falsidade”.

A Operação Lava Jato investiga o maior esquema de corrupção da história do Brasil e envolve dezenas de políticos, incluindo o antigo Presidente da República Lula da Silva.
Tópicos
PUB