Ex-PM francês Manuel Valls candidato do partido de Macron para circunscrição que inclui Portugal
O antigo primeiro-ministro socialista Manuel Valls é o candidato escolhido pelo `República em Marcha`, partido de Emmanuel Macron, para a 5º circunscrição dos franceses que vivem no estrangeiro, que abrange Espanha, Portugal, Andorra e Mónaco.
Esta candidatura, noticiada hoje por diferentes meios de comunicação social franceses, marca o regresso de Valls à política ativa em França, depois de em 2018 ter abandonado o seu lugar de deputado para se candidatar às eleições municipais da cidade espanhola de Barcelona, numa luta política que acabaria por perder.
Apesar de se ter declarado apoiante de Emmanuel Macron desde a primeira volta das eleições de 2017 e ter mesmo abandonado o Partido Socialista nesse ano, ganhando o lugar de deputado em Essone, na região parisiense, sem apoio do partido, esta é a primeira vez que Valls concorre nas listas do `República em Marcha` de Macron.
Este será potencialmente um lugar fácil de conseguir para o político francês nascido em Espanha, não só pelas suas raízes, mas porque Macron foi o candidatos mais votado pelos franceses que vivem em Lisboa (38,52%) e Madrid (40,27%) na primeira volta das eleições presidenciais a 10 de abril, mostrando que estes são países onde os franceses são favoráveis ao Presidente da República.
Manuel Valls pode não se contentar apenas em ser eleito para a Assembleia Nacional, podendo também estar a pensar num regresso ao Governo, tendo dito numa entrevista cruzada com o ex-primeiro-ministro Edouard Philippe que "poderia voltar" e que "adora governar".
As eleições legislativas em França decorrem nos dias 12 e 19 de junho.