Ex-Presidente brasileiro Michel Temer detido

por RTP
Michel Temer chegou à Presidência do Brasil depois do <i>impeachment</i> de Dilma Rousseff, em agosto de 2016 Adriano Machado - Reuters

O antigo Presidente do Brasil foi detido esta quinta-feira em São Paulo no âmbito da Operação Lava Jato, avança a imprensa brasileira.

O mandado de prisão preventiva foi emitido pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, responsável pela Operação Lava Jato naquela cidade.

Para além do ex-Presidente, os agentes procuram também deter o antigo ministro, Moreira Franco, ministro de Minas e Energia do Governo de Temer. A Polícia Federal cumpre mandados de detenção contra mais seis pessoas, incluindo empresários.

Michel Temer, com 78 anos, é o segundo Presidente brasileiro a ser detido após investigação de corrupção. O primeiro tinha sido Lula da Silva, em abril de 2018.
De recordar que Michel Temer foi chefe de Estado do Brasil entre agosto de 2016 e dezembro de 2018, tendo passado o testemunho a Jair Bolsonaro há menos de três meses, a 1 de janeiro de 2019.

Michel Temer chegou à Presidência do Brasil depois do impeachment de Dilma Rousseff, em agosto de 2016. Até essa data, tinha assumido funções como vice-presidente.
"Uma barbaridade"

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a detenção está relacionada com um negócio do ex-Presidente entre o executivo e a empreiteira Engevix.

Para além desta investigação, o antecessor de Jair Bolsonaro responde a outros nove inquéritos da Justiça brasileira. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal, uma vez que foram abertos na altura em que Temer era Presidente da República.

Segundo o portal G1, estas investigações foram encaminhadas à primeira instância com o fim do mandato, no final de 2018.

Em declarações à rádio CBN, Michel Temer afirmou que a prisão "é uma barbaridade", ao telefone com o jornalista Kennedy Alencar. 

O antigo Presidente foi alvo de várias investigações relacionadas com corrupção. Após a detenção, deverá ser transferido para a sede da Polícia Federal do Rio de Janeiro.
Tópicos
pub