Ex-presidente de Taiwan falta a julgamento por corrupção devido a problemas de saúde

Taipé, 22 jun (Lusa) -- O ex-presidente de Taiwan Lee Teng-hui, de 91 anos, faltou hoje à primeira audiência do julgamento que enfrenta por corrupção devido a problemas de saúde.

Lusa /

Lee, que foi presidente da ilha entre 1988 e 2000, tem uma angina de peito, que, segundo os médicos, requer repouso e um possível internamento, explicou o advogado Wellington Wang em conferência de imprensa.

Ao se levantar esta manhã, Lee sentiu-se mal e teve de receber tratamento médico na sua casa, de acordo com o causídico.

O ex-presidente de Taiwan é acusado de uso indevido de 7,8 milhões de dólares de fundos públicos em 1994, procedentes do Conselho de Segurança Nacional e destinados a consolidar os laços diplomáticos com África do Sul, através de uma instituição de investigação, de que era presidente honorário.

Lee Teng-hui foi acusado formalmente em junho do ano passado, tornando-se no segundo presidente democraticamente eleito de Taiwan a ser acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

Chen Shui-bian, também ex-presidente de Taiwan, foi condenado por corrupção e branqueamento de capitais em 2010, estando a cumprir uma pena de 17,5 anos de prisão.

 

Tópicos
PUB