Ex-primeiro-ministro iraquiano próximo Saddam morre em prisão dos EUA

Um ex-primeiro-ministro iraquiano e colaborador próximo de Saddam Hussein, Mohammad Hamza al-Zubeidi, morreu durante o fim-de-semana numa prisão do exército dos Estados Unidos no Iraque, anunciou hoje fonte norte-americana.

Agência LUSA /

Um comunicado militar divulgado sábado indicava apenas que "um prisioneiro do sexo masculino, de 67 anos, foi declarado morto pelo médico de serviço do hospital da 344ª corporação, pelas 07:30 locais de 02 de Dezembro".

A identidade do prisioneiro foi hoje revelada por acaso durante o julgamento de Saddam Hussein e dos seus colaboradores, quando o meio-irmão do ex-Presidente, Barzan al-Tikriti - que sofre de cancro e pediu transferência para um hospital -, citou a morte de Zubeidi como uma razão para não recorrer às instalações médicas militares norte-americanas.

O tenente-coronel Barry Johhson, afirmou que Al-Zubeidi morreu sexta-feira devido a uma paragem cardíaca, mas o exército aguarda ainda os resultados da autópsia para determinar as causas da morte.

O tenente-coronel norte-americano Guy Rudisil, porta-voz do serviço de prisioneiros no Iraque, precisou por seu lado que Zubeidi tinha morrido de "morte natural", depois de se ter queixado de dor no peito.

"Todos os prisioneiros, qualquer que seja a sua categoria, recebem os mesmos cuidados que os nossos soldados", acrescentou.

Hamza al-Zubeidi era a "Dama de espadas" no baralho de cartas norte-americano sobre os antigos dirigentes do regime do Presidente deposto.

PUB