Ex-secretário pessoal de João Paulo II nomeado cardeal

O ex-secretário pessoal de João Paulo II, o arcebispo de Cracóvia Stanislaw Dziwisz, foi nomeado cardeal, constando o seu nome da lista de nomeações anunciadas hoje no Vaticano por Bento XVI.

Agência LUSA /

Os membros do Colégio Cardinalício gozam do privilégio de aconselhar o Papa e de eleger o sucessor do bispo de Roma.

Stanislaw Dziwisz nasceu em 1939, em Raba Wyzna, na região montanhosa do Sul da Polónia. Foi o quinto dos sete filhos de Zofia Bielarczyk e Stanislaw Dziwisz.

O seu primeiro contacto com Karol Wojtyla data de 1958, quando este era bispo auxiliar de Cracóvia e Dziwisz frequentava o Seminário diocesano.

Quando em 23 de Junho de 1963 recebeu a consagração sacerdotal das mãos de Wojtyla, este era já vigário-geral da diocese.

Depois de dois anos na paróquia de Makow, o padre Dziwisz iniciou estudos teológicos em Cracóvia e em Outubro de 1966 começou a trabalhar ao lado do arcebispo Wojtyla, que em breve receberia o barrete cardinalício.

Com o conclave de 1978, permaneceu junto do novo Papa em Roma.

Nomeado bispo em 19 de Março de 1998, em 2003 ascendeu a arcebispo e com a morte de João Paulo II foi nomeado por Bento XVI arcebispo de Cracóvia em 3 de Junho de 2005, rapidamente se tornando uma das figuras mais influentes na Igreja da Polónia.


PUB