Executivos sul-coreanos presos por mortes causadas por desinfetante de desumidificadores

Seul, 06 jan (Lusa) -- Um tribunal da Coreia do Sul condenou hoje um antigo chefe de uma empresa a sete anos de prisão, depois de um desinfetante para desumidificadores ter causado mortes e danos permanentes nos pulmões de centenas de pessoas.

Lusa /

Shin Hyun-woo, chefe da empresa Oxy entre 1991 e 2005, foi considerado culpado de homicídio involuntário e de ter falsamente publicitado o produto como sendo seguro, inclusive para crianças.

Sete anos de prisão era a pena máxima que o tribunal podia aplicar.

O juiz principal do caso, Choi Chang-young, disse que o desastre podia ter sido evitado se Shin Hyun-woo e outros na empresa, tivessem tentado garantir a segurança do produto químico.

A Oxy é uma empresa subsidiária do britânico Reckitt Benckiser Group Plc.

Antigos e atuais dirigentes no departamento de investigação e desenvolvimento da Oxy também foram condenados a penas de prisão entre cinco e sete anos.

Executivos no Lotte Mart, Homeplus e outros estabelecimentos comerciais também foram condenados a penas de prisão entre três e cinco anos por venderem produtos tóxicos sem garantirem a sua segurança.

Mais de 5.000 casos que poderão estar relacionadas com os produtos desinfetantes foram reportados ao governo até dezembro, incluindo cerca de um milhar de mortes.

O governo ainda está a estudar os casos.

Um grupo de vítimas disse hoje que estava insatisfeito com a sentença porque a acusação tinha pedido penas mais duras para os implicados no caso.

Tópicos
PUB