Exército dos EUA detém chefe tribal sunita e quatro filhos
A principal organização religiosa sunita do Iraque, o comité dos ulemas, anunciou que o exército norte- americano deteve hoje em Bagdad um destacado líder tribal sunita e quatro dos seus filhos.
Segundo os ulemas, militares norte-americanos entraram na residência de Zaher Khamis al-Dhari, líder da tribo Zooba, e levaram- no, num helicóptero, juntamente com quatro dos seus filhos.
Zaher Khamis al-Dhari é primo do secretário-geral do comité dos ulemas, Harith al-Dhari, mas a organização adiantou que os militares norte-americanos não deram qualquer explicação para a detenção.
Entretanto, o exército norte-americano prossegue hoje, pelo segundo dia consecutivo, uma operação contra a resistência no oeste do país, denominada "Operação Espada", sem contudo encontrar forte resistência.
"As forças da coligação prosseguem a grande operação de busca de rebeldes na cidade de Hit e arredores, onde não encontraram resistência considerável", segundo um comunicado do comando militar norte-americano em Bagdad.
Cerca de 1.000 militares norte-americanos, secundados por unidades do exército iraquiano, desencadearam esta operação numa zona que integra o chamado "triângulo sunita" e se situa 200 quilómetros a noroeste da capital.