Exército EUA devolve aos iraquianos palácio de Saddam Hussein em Tikrit

O Exército norte-americano prepara- se para entregar aos iraquianos o Palácio de Saddam Hussein em Tikrit, feudo do presidente deposto, anunciou hoje o general Joseph Taluto, comandante da divisão multinacional do Centro-Norte.

Agência LUSA /

O anúncio surge numa altura em que, segundo o comandante, há "muito fortes" probabilidades de as tropas dos Estados Unidos continuarem a reduzir os seus efectivos no Iraque em 2006.

O exército norte-americano tinha instalado divisões no palácio presidencial, que serviu de quartel-general a Saddam Hussein na sua cidade natal ao norte de Bagdad. Baptizara-o de "base de operações avançadas Danger".

"Não haverá mais presença norte-americana" no imenso palácio depois da partida da 42/a divisão de Infantaria, disse o general numa vídeo-conferência de imprensa desde Bagdad.

A 101/a divisão aerotransportada, que vai render a 42/a divisão de Infantaria, ficará aquartelada ao norte de cidade.

O Governo iraquiano iniciou discussões com as autoridades locais sobre a utilização futura do palácio, acrescentou o general.

"Arrancámos com 27 bases (de operações avançadas) quando chegámos aqui (na região de Tikrit). Temos agora 17", disse.

Quase metade das operações na região de Tikrit são agora conduzidas pelo Exército iraquiano, com ou sem a intervenção da coligação.

"Penso que as perspectivas são muito boas para uma diminuição das forças da coligação", disse o general Taluto.

PUB