Exército israelita apela à evacuação de áreas no norte da Faixa de Gaza

O exército israelita emitiu esta manhã um aviso para evacuação de várias áreas no norte da Faixa de Gaza, onde afirmou estar a conduzir operações de "força extrema" contra o movimento islâmico-palestiniano Hamas.

RTP /
Mahmoud Issa - Reuters

Os soldados israelitas "estão a conduzir operações com uso de força extrema nestas áreas, e estas operações militares vão intensificar-se e estender-se para oeste, até ao centro da cidade, a fim de destruir os recursos das organizações terroristas", disse o porta-voz do exército, Avichay Adraee, na rede social X, mostrando um mapa que destaca várias áreas a vermelho, incluindo a Cidade Velha de Gaza e a área de Jabalia.

O exército pede que os residentes destas áreas a vermelho se retirem para o sul do enclave, para Al-Mawasi – uma área que Israel descreve como uma “zona segura”, embora seja bombardeada constantemente.

As Forças de Defesa anunciaram ainda a morte de um comandante do Hezbollah num ataque com drones no sul do Líbano, bem como a de um dos fundadores do Hamas. As autoridades revelam que Hakham Al-Issa teve um papel significativo no planeamento e execução do ataque de 7 de outubro de 2023.

Israel mantém a sua ofensiva na Faixa de Gaza. Este domingo, um ataque na Cidade de Gaza matou pelo menos 20 pessoas, incluindo nove crianças.

O presidente norte-americano, Donald Trump, reiterou o apelo por um acordo de cessar-fogo em Gaza.

"FECHEM O ACORDO EM GAZA. RECUPEREM OS REFÉNS!!!", escreveu Trump na Truth Social, um dia depois de ter afirmado que acredita que uma trégua em Gaza pode ser alcançada “na próxima semana”.
Tópicos
PUB