Exército israelita ordena evacuação de várias zonas nos subúrbios do sul de Beirute
O exército israelita ordenou hoje a evacuação de quatro zonas nos subúrbios do sul de Beirute, em antecipação de ataques iminentes contra o que descreveu como instalações do grupo xiita libanês Hezbollah.
"Para vossa segurança e das vossas famílias, devem sair imediatamente dos edifícios" num raio de pelo menos 300 metros, referiu o coronel Avichai Adraee, porta-voz do exército israelita para o público de língua árabe, numa mensagem publicada na plataforma Telegram.
A mensagem foi acompanhada de mapas que mostram quatro edifícios nos bairros de Al-Hadath, Haret Hreik e Bourj el-Barajneh, segundo referiu a agência noticiosa francesa AFP.
Após a ordem israelita de evacuação, a agência francesa relatou uma deslocação maciça de pessoas nestes subúrbios do sul da capital do Líbano.
Israel tem prosseguido com os ataques contra o Líbano apesar do cessar-fogo com o grupo libanês Hezbollah de 27 de novembro de 2024, que pôs fim a mais de um ano de conflito.
O Hezbollah atacou o norte de Israel a partir do sul do Líbano para apoiar o Hamas, que enfrentou uma ofensiva militar na Faixa de Gaza depois de ter realizado um ataque em solo israelita em 07 de outubro de 2023.
O envolvimento do Hezbollah no conflito levou o exército israelita a invadir o sul do Líbano numa ofensiva que eliminou os principais dirigentes do grupo pró-iraniano.