Explosão de auscultadores deixa mulher com o rosto queimado

As autoridades australianas vão investigar a explosão de uns auscultadores durante um voo entre Pequim e Melbourne e alertam para o perigo do uso de dispositivos alimentados por bateria durante os voos. A passageira, que não foi identificada, estava a dormir e a ouvir música quando acordou com uma forte explosão, cerca de duas horas depois do início da viagem.

RTP /
https://www.atsb.gov.au

“Quando me virei senti o rosto a arder. Tirei os auscultadores, que estavam a lançar faíscas e tinham pequenas chamas, e atirei-os para o chão”, revelou a passageira à Australian Transport Safety Bureau (ATSB).

A explosão e o incêndio deixaram a mulher com o rosto e o cabelo chamuscados e bolhas nas mãos.

“Fui até às hospedeiras que derramaram um balde de água sobre os auscultadores e colocaram-nos no fundo do avião”, acrescentou.

A bateria e a tampa do dispositivo derreteram e ficaram presos no chão do avião.

Durante o resto do voo, os restantes passageiros tiveram que suportar o cheiro a plástico derretido. “As pessoas estavam a tossir e a sufocar no resto do voo”, disse um passageiro.

O relatório das autoridades australianas não menciona a marca dos auscultadores. Mas adianta que a explosão tenha sido causada por uma falha na bateria de iões de lítio.

Nos últimos anos as baterias de lítio provocaram vários problemas durante voos.
Tópicos
PUB