Explosão em Ancara junto à embaixada dos EUA

Duas pessoas morreram numa explosão frente à embaixada dos Estados Unidos em Ancara, capital da Turquia, de acordo com a televisão estatal turca TRT. A explosão terá sido provocada por um bombista suicida.

Graça Andrade Ramos, RTP /
Hıdır Tok / Twitter.com

Uma testemunha referiu à Reuters que a explosão foi grande e que acorreram ao local várias ambulâncias e bombeiros. A mesma testemunha observou um corpo a ser levado por um dos veículos de emergência.

A zona foi isolada pelas forças de segurança. A TRT e a agência oficial Anatolia falam de um bombista suicida, que teria 30 anos e seria membro de grupo marxista-leninista Partido da Frente de Libertação Popular (DHKP-C).

O atentado, aparentemente realizado com C-4 ou plástico explosivo, anda não foi revindicado.
Complexo seguro
A explosão deu-se pelas 13:15 locais (11:15 GMT) e matou o autor do atentado e um segurança. Pelo menos outra pessoa ficou ferida. O embaixador americano esteve no local da explosão e falou à imprensa:

"Estamos muito tristes. Desejamos à pessoa ferida uma rápida recuperação. Pode haver mais feridos entre os nossos guardas. O complexo está seguro, sentimo-nos muito seguros aqui", referiu Francis Ricciardone.

O embaixador norte-americano não tem dúvidas de que este foi um atentado terrorista:

"Vamos investigar isto a fundo e continuaremos a lutar juntos contra o terrorismo. Os acontecimento de hoje provam que sofremos ambos deste problema terrível, terrivel. Estamos convencidos, depois destes acontecimentos que precisamos de cooperar ainda mais para resolver este problema," disse Ricciardone.  
 
As primeiras imagens após o atentado foram transmitadas pela televisão TRT.
Bombista turco
A explosão danificou a entrada e espalhou destroços na rua a toda a volta.

"Foi uma explosão enorme. Eu estava sentado  na minha loja quando sucedeu. Vi o que parecia parte de um corpo, no chão," afirmou o agente de viagens Kamiyar Barnos, cuja agência, a 100 metros do local, ficou com as janelas estilhaçadas na explosão.
O ministro turco do Interior afirma que o bombista será de nacionalidade turca. Muammer Guler disse que o ferido no atentado é uma mulher, que ficou em estado grave. Outros dois guardas da embaixa ficaram feridos e já receberam tratamento ambulatório.
O Departamento de Estado avisou os cidadãos americanos, turistas ou residentes na Turquia, para se manterem afastados das missões diplomáticas norte-americanas no país e se absterem de grandes reuniões e manifestações, até se esclarecer o tipo de ameaça que afetou a embaixada.

O porta-voz do Departamento de Estado referiu ainda que as autoridades americanas estão a colaborar estreitamente com as turcas na investigação do sucedido e num levantamento dos estragos e da identificação das vítimas.
Tópicos
PUB