Quatro feridos em explosão no centro de Nova Iorque

por RTP
A explosão aconteceu na Oitava Avenida com a Rua 42 e levou a que várias linhas de metro na zona tenham sido evacuadas Mike Segar - Reuters

A detonação em Manhattan de um "engenho rudimentar" causou esta segunda-feira pelo menos quatro feridos. A polícia de Nova Iorque confirma a detenção de um suspeito, que também sofreu ferimentos. A explosão ocorreu na interseção da Oitava Avenida com a Rua 42 e obrigou a evacuar várias linhas de metro.

O mayor de Nova Iorque, Bill de Blasio, já veio admitir em conferência de imprensa que as autoridades estão a encarar a explosão como "uma tentativa de ataque terrorista".

Por sua vez, o chefe da polícia nova-iorquina James O'Neill identificou o presumível autor como Akayed Ullah, um homem de 27 anos e originário de Brooklyn, que transportava "um engenho explosivo rudimentar".

É precisamente a falta de sofisticação do engenho que leva a polícia a partir da probabilidade do suspeito ter agido sozinho ou sem o apoio de uma rede extremista.



Imagens em direto do local publicadas no Facebook pela KGUN 9.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi rapidamente informado, avançou no Twitter Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca. Foi igualmente com recurso à rede social Twitter que a polícia de Nova Iorque confirmou que foi detido um homem suspeito de envolvimento nesta explosão.
A detonação deu-se na Oitava Avenida com a Rua 42, uma das muitas zonas movimentadas da cidade.



Esta explosão, que foi acionada pelas 7h30 (13h30 em Lisboa), acontece menos de seis semanas depois de um outro ataque no sul de Manhattan - um carro atropelou então várias pessoas, matando oito e ferindo outras 12.

O suspeito do atropelamento foi imediatamente detido. Trata-se de um uzbeque que admitiu operar em nome do autoproclamado Estado Islâmico.
Tópicos
pub