Explosão seguida de incêndio destrói prédio em Bruxelas

por RTP
Os céus de bruxelas ficaram cheios de fumo DR

Estão confirmados sete feridos, um deles em estado grave, depois de uma explosão no bairro residencial de Saint Gilles, em Bruxelas, cerca das 16 horas locais. A causa da explosão num edifício de habitação, seguida de incêndio, está a ser atribuída a gás mas não há certezas.

"Confirmo a explosão num edifício de habitação. Não sei ainda as causas" disse à Agência France Presse, AFP, um porta-voz dos bombeiros da capital belga.

Charles Picqué, eleito representante do bairro, afirmou pelas 17 horas que parecia "tratar-se de uma explosão de gás. Duas pessoas ficaram feridas mas os socorristas ainda têm de vasculhar os escombros da casa afetada".

Uma hora depois, o Presidente da Câmara de Bruxelas e os bombeiros confirmaram a existência de sete feridos, um dos quais em estado grave. Três andares do prédio abateram e o edifício e um outro vizinho vão ter de ser totalmente reconstruídos. 

As testemunhas falam de uma explosão "enorme". "A deflagração destruiu por completo dois edifícios de três andares", afirmou à AFP um porta-voz dos bombeiros.

O bairro Saint-Gilles é habitado por muitos portugueses. Não foi ainda divulgada a nacionalidade dos feridos.
 
A explosão foi imediatamente difundida nas redes sociais. Uma enorme nuvem de fumo cobriu aquela zona de Bruxelas.
Feridos numa "explosão de gás" seguida de incêndio", afirmou um tweet. O céu de Bruxelas está "coberto de fumo", disse outro. 
"Prédio em chamas e destruído em saint Gilles perto da Barreira. As ruas estão fechadas", reportou ainda outro tweet.

Surgiram ainda vídeos do trabalho dos bombeiros.
Uma mulher afirmou à televisão RTL que estava mesmo ao lado com os seus dois bebés quando se deu a explosão: "estou em choque".

As autoridades encerraram a circulação ao trânsito entre Porte de Hal e Rochefort. Duas linhas de transporte em elétrico e outra de autocarros tiveram de ser interrompidas. 
Tópicos
pub