Explosivos de Londres feitos com água oxigenada
O chefe da polícia de Nova Iorque, Ray Kelly, revelou que os autores dos atentados de 07 de Julho em Londres utilizaram água oxigenada no fabrico das bombas, noticiaram hoje os "media" norte-americanos.
Kelly deu a conhecer esta conclusão numa intervenção, quarta- feira, perante centenas de chefes de segurança de empresas e colectividades.
Segundo os "media", o responsável precisou que os investigadores da polícia de Nova Iorque enviados a Londres para colaborar no inquérito tiveram conhecimento de que os terroristas utilizaram um explosivo fabricado à base de água oxigenada denominado HMDT.
Esses explosivos são fáceis de produzir a partir da água oxigenada, utilizada frequentemente em pequenos ferimentos ou para branquear os cabelos, entre outras aplicações.
"A receita para produzir essas bombas está, infelizmente, tão disponível na Internet quanto as receitas de cozinha", assinalou Kelly.
As revelações do chefe da polícia nova-iorquina irritaram os investigadores britânicos, que tinham decidido não tornar públicos quaisquer pormenores sobre a composição dos explosivos utilizados nos atentados, que causaram a morte de 56 pessoas.