Explosões num centro comercial no Irão
Pelo menos quatro pessoas morreram hoje e 102 ficaram feridas ao explodirem duas bombas num centro comercial muito concorrido da cidade árabe de Ahvaz, na província sudoeste iraniana do Khuzistão, fronteiriça com o Iraque, anunciou fonte oficial.
As deflagrações dos engenhos colocados em caixotes do lixo danificaram numerosas lojas e alguns dos feridos estão em estado considerado grave de acordo com a televisão estatal iraniana.
Os atentados, que não foram ainda reivindicados, foram perpetrados ao cair da noite, em plena hora de ponta, coincidindo com o fim do jejum diário neste mês do Ramadão.
O Khuzistão, rico em petróleo, onde está concentrado o grosso da comunidade iraniana xiita de língua e cultura árabe (três por cento da população), tem sido desde Abril passado palco de distúrbios decorrentes de queixas por discriminação da maioria persa, a que não é alheia a componente do separatismo.
Em Abril, na sequência de confrontos com a polícia morreram cinco pessoas e centenas foram detidas e, no mês seguinte, durante a campanha eleitoral para presidenciais iranianas, perderam a vida mais oito pessoas e ficaram feridas cerca de 90.
Teerão acusou então os Estados Unidos e a Grã-Bretanha de "acirrarem as tensões étnicas e religiosas" na região.