Extrema-direita perde eleições na Holanda

por Jorge Almeida - RTP
Yves Herman - Reuters

O primeiro ministro holandês Mark Rutte foi reeleito para um terceiro mandato. O PVV, o partido de extrema-direita, registou uma ligeira subida.

O vencedor das eleições legislativas na Holanda foi o partido de centro-direita do atual primeiro-ministro, que é reeleito para um terceiro mandato. O VVD conquistou 33 dos 150 lugares do parlamento.

Mark Rutte afirmou no seu discurso de vitória que “os holandeses rejeitaram o género errado de populismo”.

O partido de extrema-direita de Geert Wilders registou uma pequena subida mas não ultrapassa os 20 lugares no parlamento (15 na legislatura anterior).

O líder do PVV declarou que não vai dar tréguas ao novo governo holandês.

O partido dos democratas cristãos obteve 19 lugares, tantos como o partido Democracia D66.

O Partido Os Verdes posicionado à esquerda, ficou com 14 lugares, mais 10 do que na anterior legislatura.

O PVDA, um dos partidos da coligação governamental, sofreu uma derrota história. Perdeu 29 lugares, ficando apenas com nove.

Esta quinta-feira, Mark Rutte, deverá iniciar negociações com os outros partidos para formar um governo. Um processo que como habitualmente prevê-se longo e difícil.

Rutte poderá procurar coligar-se com os democratas cristãos do CDA ou os liberais progressistas do D66, partidos que ficaram empatados em terceiro lugar, com 19 deputados cada, uma subida de seis e sete assentos, respetivamente.

Reações Internacionais
Em França, o presidente Francois Hollande congratulou a derrota da extrema-direita, tal como o candidato às eleições presidenciais Emmanuel Macron, que aclamou o triunfo de Rutte.

O secretário-geral do partido da Frente Nacional de Marine Le Pen, classificou o resultado de Wilders como um “sucesso” apesar da derrota.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, considerou que o resultado eleitoral na Holanda é "muito encorajador", destacando que foi "clamorosamente derrotada" a força que propunha "romper com a União Europeia e o seu modelo democrático e social".

Com estes resultados os mercados abriram em alta, o euro atingiu o valor mais alto desde o início do mês de Fevereiro.
pub