Fábrica de produtos químicas ardeu e parte da cidade de Bryan foi evacuada

Um incêndio numa fábrica norte-americana no Texas obrigou à evacuação parcial de uma cidade com 72 mil habitantes. Trata-se de um complexo químico, situado em Bryan, uma cidade a cerca de 160 quilómetros de Houston. A nuvem de fumo é visível a dezenas de quilómetros e os bombeiros limitam-se a deixar arder a unidade fabril.

RTP /
Parte de uma cidade de 72 mil habitantes teve de ser evacuada. RTP

Parte da cidade de Bryan teve de ser evacuada e doze pessoas foram mesmo hospitalizadas com problemas respiratórios, mas as autoridades locais já informaram que não há feridos graves.

O incêndio terá sido provocado por faíscas libertadas por uma máquina de soldar e depois de feita a evacuação os bombeiros vão simplesmente deixar arder o resto da fábrica, enquanto à distância de vários quilómetros é bem visível uma extensa nuvem de fumo cor de laranja.

Apesar dos bombeiros irem deixar arder o que resta da fábrica de químicos existe ainda um perigo centrado nos enormes depósitos de nitrato de amónio, produto que pode ser usado para fabricar explosivos.

No entanto, nenhuma explosão foi ouvida até ao momento apesar das imagens aéreas sobre a zona mostrarem que todo o armazém foi totalmente destruído pelo fogo.

A nuvem de fumo estende-se por cerca de 100 quilómetros e as autoridades ambientais dos Estados Unidos já se deslocaram para o local de forma a fazerem a monitorização do ar.

As pessoas evacuadas foram acolhidas no estádio universitário local, o mesmo que já recebeu e serviu de abrigo a milhares de pessoas aquando dos furacões Katrina e Rita.

PUB