Facebook suspende lançamento de serviço de encontros na Europa

O Facebook decidiu travar o lançamento do seu serviço de encontros na Europa. A decisão acontece depois de as entidades reguladoras da Irlanda – onde se situa a sede europeia da empresa – terem alertado para a falta de “informação adequada” sobre as regras de privacidade de dados da nova aplicação.

RTP /
O complemento inclui um recurso chamado Secret Crush, que permite escolher secretamente nove amigos do Facebook, nos quais uma pessoa tem “interesse romântico” Erin Scott - Reuters

“Ficamos muito preocupados com o facto de ter sido a primeira vez que ouvimos falar do novo recurso do Facebook, tendo em conta que a sua intenção era lança-lo no dia 13 de fevereiro. As nossas preocupações foram ainda agravadas pelo facto de, a 2 de fevereiro, nenhuma informação ou documentação nos ter sido fornecida”, escreveu o Data Protection Commission (DPC).

No mesmo comunicado, a DPC garantiu ter realizado uma inspeção aos escritórios da FA DPC confirmou que tem 11 investigações abertas na Facebook e nas suas subsidiárias.
acebook Ireland, em Dublin, na segunda-feira, onde reuniram documentação.

O vice-comissário e chefe de comunicações, Graham Doyle, afirmou que esta foi a primeira vez que a comissão realizou uma pesquisa deste tipo no Facebook, ou em qualquer uma das grandes empresas de tecnologia, desde que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) entrou em vigor.

Um porta-voz do Facebook afirmou que a empresa cumpriu todas as condições do RGPD e das entidades reguladoras.

“É realmente importante acertar o lançamento do Facebook Dating, e é por isso que estamos a demorar um pouco mais a lançar o produto no mercado europeu. Estamos a trabalhar com cuidado para garantir que conseguimos salvaguardar a privacidade dos utilizadores”, garantiu um porta-voz do Facebook à Business Insider.

O Facebook Dating é um complemento da rede social Facebook, que permite que, qualquer pessoa com conta na rede social, com mais de 18 anos, possa criar um perfil de namoro, na aplicação móvel.

O complemento inclui um recurso chamado Secret Crush, que permite escolher secretamente nove amigos do Facebook, nos quais uma pessoa tem “interesse romântico”.

Os analistas consideram que o Facebook Dating é uma forma de voltar a colocar os jovens na rede social, através de uma aplicação semelhante ao Tinder – cada vez mais usado pelos jovens.

O lançamento do novo complemento foi adiado na Europa, sem previsão de lançamento.
Tópicos
PUB