Falha elétrica no aeroporto do México encerrou aeroporto e afetou uma centena de voos

Cidade do México, 29 set (Lusa)-- Uma falha elétrica levou ao encerramento do aeroporto internacional da Cidade do México durante a madrugada, afetando uma centena de voos, entretanto suspensos, cancelados ou transferidos para outras cidades, indicaram fontes do aeroporto.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A falha elétrica ocorreu cerca das 20:00 locais (02:00 em Lisboa), tendo causado um incêndio, segundo o porta-voz do aeroporto, Victor Mejia.

Os dois sistemas de energia do aeroporto ficaram queimados, impedindo a comunicação entre o pessoal de terra e os pilotos para realizar as manobras de descolagem e aterragem. A iluminação das pistas de aterragem também foi afetada.

"Não há descolagens, nem aterragens em nenhuma das duas pistas. Foi ativado um sistema de emergência de imediato para transferir os voos principalmente para os aeroportos de Veracruz (este), Guadalajara (oeste) e Monterrey (norte)", precisou.

Segundo o diretor do aeroporto da Cidade do México, Hector Velazquez, à cadeia Televisa, o corte elétrico afetou entre 1.500 a 2.000 pessoas.

O responsável indicou que estão em curso medidas para restabelecer o tráfego aéreo.

Foram suspensos 30 voos de outros aeroportos com destino à Cidade do México e 29 partidas da capital, além de 42 desviados para outros terminais.

Há ainda registo de cancelamentos de voos da Aeromexico, companhia com maior número de partidas durante a noite.

O incidente terá sido provocado pelo sobreaquecimento de um transformador de energia.

Tópicos
PUB