Família de brasileiro abatido está em Londres a convite da polícia
A família de Jean Charles de Menezes, o jovem brasileiro abatido pela Scotland Yard a 22 de Julho quando foi confundido com um terrorista, chegou hoje a Londres a convite da polícia britânica.
Questionado à chegada à capital britânica sobre o objectivo desta visita, o pai de Jean Charles de Menezes, Matuzinhos Otone da Silva afirmou: "a justiça, a justiça, a justiça".
Antes de partir do Brasil, Otone da Silva tinha acusado a polícia britânica de lhe ter escondido a verdade sobre a morte do filho. "A polícia tentou enganar-nos ao dizer que Jean tinha fugido, (Ó) induziram-nos em erro, manipularam-nos, estas coisas não deviam acontecer e a verdade deve ser dita".
A mãe de Jean Charles de Menezes, Maria Otone de Menezes, tinha defendido que "os brasileiros não deviam ser tratados" como foi tratado o filho.
Os pais de Jean Charles estão no Reino Unido com o outro filho, Giovani da Silva, a mulher deste, Iranildes, e os três filhos do jovem casal. A família foi convidada a expensas da Scotland Yard, que assumiu o pagamento das viagens e da estada da família.
Quarta-feira, a família de Menezes deverá deslocar-se à estação de metro de Stockwell, onde o jovem electricista de 27 anos foi abatido com sete balas na cabeça por homens armados de uma unidade de elite da Scotland Yard quando tinha acabado de entrar numa carruagem do metro.
Posteriormente, a família deverá reunir-se com a comissão de inquérito independente da polícia encarregue de investigar este incidente e com o comissário chefe da Scotland Yard, Ian Blair.