Família real despede-se do príncipe Tomohito em funeral em Tóquio
Vários membros da família real nipónica despediram-se hoje, num funeral em Tóquio, do príncipe Tomohito de Mikasa, primo do imperador Akihito que morreu no dia 06 aos 66 anos depois de uma longa luta contra o cancro.
A cerimónia, que teve lugar no cemitério imperial de Toshimagaoka, contou com a participação de cerca de 700 pessoas, entre elas os príncipes herdeiros, Naruhito e Masako, e o primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, informou a agência noticiosa Kyodo.
Os imperadores Akihito e Michiko não participaram nas exéquias, como manda a tradição no Japão, tendo visitado na quarta-feira a residência de Tomohito no complexo imperial de Akasaka para a sua despedida formal.
A filha mais velha do príncipe Tomohito, a princesa Akiko, liderou o cortejo fúnebre, em linha com o desejo manifestado pelo seu pai antes de morrer.
O corpo do príncipe vai ser hoje cremado e as suas cinzas serão depois depositadas no mesmo local onde se encontram os restos mortais do irmão, o príncipe Takamado, falecido em 2002 aos 47 anos.
Tomohito, o sexto na linha de sucessão do trono do Crisântemo, passou os últimos meses internado num hospital de Tóquio, depois de ter sido submetido a 16 operações devido ao cancro de garganta que lhe foi diagnosticado em 1991.
Conhecido no Japão como o príncipe "barbudo", Tomohito era um dos cinco filhos do príncipe Mikasa, tio do imperador Akihito que é o membro mais velho da família imperial japonesa, com 96 anos.
Mais de 10 mil pessoas deslocaram-se junto à residência de Tomohito para assinar o livro de condolências.