Família real magoada e dececionada com afastamento de Harry e Meghan

A família real britânica ficou magoada e dececionada com o anúncio do príncipe Harry e de Meghan de que se vão afastar dos compromissos oficiais. Os dois querem passar mais tempo longe dos holofotes reais, entre os EUA e o Reino Unido.

RTP /
Imagem de arquivo do dia de casamento de Harry com Meghan Reuters

Fonte próxima da família real, citada pela Reuters, diz que a notícia não foi bem recebido no seio da família real. O anúncio terá mesmo sido recebido com choque e espanto, e muita surpresa para a Rainha, a avó de Harry, e para o príncipe Carlos, o pai.

Nenhum deles terão sido consultados sobre o comunicado que foi esta quarta-feira divulgado.

Harry disse que, após meses de reflexão e discussão, o casal planeava afastar-se dos compromissos da Casa Real, dividindo o seu tempo entre o Reino Unido e a América do Norte para dar à sua família o espaço necessário.

Para tal, os dois querem ficar financeiramente independentes da Casa Real.
Harry, de 35 anos, e Meghan, com 38, casaram-se em maio de 2018 numa cerimónia religiosa no Castelo de Windsor. Eram nessa altura vistos como um sinal para uma monarquia mais moderna.

No ano passado, Meghan deu à luz o primeiro filho, Archie Harrison Mountbatten-Windsor.

Ao longo dos últimos tempos os dois viram-se confrontados com vários casos com os meios de comunicação britânicos que os seguem sem descanso. O casal chegou mesmo a avançar com uma ação legal contra alguns tablóides por alegada invasão de privacidade.

Harry chegou a descrever o que alguns jornais estavam a fazer com a sua mulher como "bullying". E comparou com o que aconteceu com a sua mãe, a princesa Diana, antes de morrer num acidente de carro em Paris em 1997.
PUB