Fanatismo religioso é "grande perigo para a humanidade" - Bispo das Forças Armadas
O bispo das Forças Armadas e de Segurança, que preside à peregrinação de sexta-feira e sábado ao Santuário de Fátima, disse hoje que o fanatismo religioso "é um grande perigo para a humanidade, venha ele de onde vier".
A propósito da situação no Iraque, onde os cristãos e outras minorias religiosas têm sido alvo de perseguição por parte do Estado Islâmico, Manuel Linda observou que o fanatismo religioso, "neste momento, parece provir mais de uma raiz islâmica, muçulmana, de qualquer maneira se viesse do cristianismo também não deixaria de ser igualmente um perigo".
"Mas, da parte do cristianismo, não estou a ver em lado nenhum do mundo, pelo menos de forma organizada, assim um perigo fundamentalista cristão", declarou.
Para o bispo, "tudo aquilo que entra num determinado estádio que é, ao fim e ao cabo, quase a vontade de morrer em nome da defesa de um califado, passa para lá do negociável".
"São pessoas fanáticas que perseguem um objetivo que está muito claro que é de eliminação de todos aqueles que se opõem à sua maneira de pensar", realçou, considerando que "com essa gente não é possível qualquer diálogo, nem eles o querem".
"Representa objetivamente um perigo para a humanidade, porque o que se pretende é eliminar o seu adversário", afirmou Manuel Linda.
Sobre a situação na Ucrânia, o bispo expressou preocupação pelo "imenso potencial de alastrar que representa", considerando que parece que a Rússia "está a aproveitar-se do conflito para elevar o seu ego, a sua autoestima como grande potência que o é".
"Quer disputar, de alguma maneira, a hegemonia mundial em relação aos Estados Unidos e em relação à China, que se afirmará, brevemente, como grande potência a nível mundial", observou.
Neste conflito, o responsável realçou que há uma questão a equacionar que dá pelo nome de Turquia.
"A Turquia pertence à Nato, é um dos exércitos mais fortes da Nato, deve ter neste momento quase um milhão de pessoas no Exército e parece estar a tomar a posição russa como forma, quanto mais não seja, de pressionar os Estados Unidos e a Europa a entrar para a Europa enquanto União Europeia", declarou, admitindo que esta situação representa "um potencial de conflito futuro muito acentuado".
A peregrinação aniversária de setembro ao Santuário de Fátima começa às 18:30 de sexta-feira, na Capelinha, e, três horas mais tarde, no recinto, decorre a recitação do terço, a procissão das velas e a missa.
No sábado, às 10:00 tem início a procissão, a missa, que inclui a bênção dos doentes e culmina com a procissão do adeus.