Fatah al-Islam tencionava lançar atentados semelhantes ao 11 de Setembro
O grupo radical sunita Fatah al-Islam tencionava lançar no Líbano uma série de atentados terroristas de dimensão semelhante aos de 11 de Setembro, noticia hoje o diário An Nahar.
O jornal refere que o plano estava a ser preparado para atingir um hotel em Beirute e túneis rodoviários na cidade de Cheka, perto de Tripolí, mas não indica a data para os atentados.
Combatentes da Fatah al-Islam recentemente detidos revelaram que os atentados pretendiam causar destruição semelhante à provocada pelos atentados de 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos da América.
As armas destinadas ao plano terrorista, que segundo o jornal, foi concebido na Síria, foram encontradas num depósito da cidade de Tripoli, próxima do campo de refugiados palestinianos de Nahar el Bared, onde têm lugar, desde 20 de Maio, violentos combates entre o exército libanês e os extremistas sunitas.
Hoje, os combates renovaram-se em torno de Nahar el Bared, depois de dois dias de violentos confrontos.
O exército destruiu vários edifícios altos, limítrofes ao campo de refugiados, que serviam de posições de tiro para os combatentes do grupo radical, o que permitiu a reabertura da estrada entre Tripolí e a região nortenha de Akkar.
Os confrontos já causaram, pelo menos, 94 vítimas mortais, entre guerrilheiros e civis.
Cerca de 5.000 refugiados palestinianos estão ainda "presos" no fogo cruzado, depois de outros 25.000 terem fugido aos combates e se terem deslocado para o campo vizinho de Baddaoui.