FDA adverte contra medicamento da Sanofi-Aventis
A Agência Reguladora dos Produtos Farmacêuticos nos Estados Unidos alertou sexta-feira contra um medicamento do grupo farmacêutico franco-alemão Sanofi-Aventis, o Ketek, ligado a uma morte na sequência de um envenenamento do fígado.
O Ketek, também conhecido por telitromicina, é comercializado nos Estados Unidos, mas também na Europa e no Japão, indicou a Agência Reguladora dos Produtos Farmacêuticos nos Estados Unidos (FDA) em comunicado.
"Apesar de ser difícil determinar a frequência real dos incidentes adversos, a partir do sistema de informação voluntário (MedWatch), a FDA continua a avaliar a questão dos incidentes ligados ao fígado, associados à utilização do telitromicina para decidir se convém mudar a etiquetagem ou tomar outras medidas", referiu o texto.
Em consequência, a FDA pediu aos médicos e prestadores de serviços nos centros de saúde para controlar os pacientes que tomam este medicamento para detectar problemas no fígado e parar a administração do remédio caso estes venham a aparecer.
"Os pacientes que notem um amarelecimento dos seus olhos ou da sua pele, ou problemas como uma visão turva devem contactar o seu medico imediatamente", acrescentou a mesma fonte.
A FDA baseia o seu alerta num artigo publicado pelo "Annals of Internal Medicine" que referiu três incidentes sérios ligados à toma de telitromicina, um dos quais mortal.