FDA, agência norte-americana de medicamentos, internacionaliza-se

Washington, 17 Out (Lusa) - A FDA, agência norte-americana de produtos alimentares e de medicamentos, está a internacionalizar-se e vai abrir até fim de 2008 pela primeira vez representações na China, Índia, Europa e América Latina, anunciou o Ministério da Saúde (HHS).

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A globalização da FDA (Food and Drug Administration) é o elemento chave de um plano que visa reforçar o controlo de qualidade e de inocuidade dos medicamentos e produtos alimentares importados para os Estados Unidos, indicou num comunicado o secretário norte-americano para a Saúde, Mike Leavitt.

Esta decisão acontece depois de uma série de incidentes como os que implicaram recentemente os produtos importados da China, caso do leite chinês traficado com melamina.

Os responsáveis pela fraude acrescentaram melamina ao leite depois de lhe terem misturado água para aumentar os volumes de venda, já que a substância química dá a ilusão de um aumento de proteínas.

Oficialmente, quatro bebés morreram na China depois de terem bebido leite em pó com melamina.

No total, 10.666 crianças permanecem hospitalizadas de um total de 46.810 que tiveram de passar pelas urgências hospitalares.

Em Abril, a FDA anunciou a morte de uma centena de pessoas nos Estados Unidos devido ao tratamento com anticoagulante heparina depois da identificação de uma substância contaminada nos lotes do medicamento produzidos na China pela firma farmacêutica Baxter International.

"Fazemos progressos para proteger melhor os produtos alimentares que consumimos assim como medicamentos, apesar de muito faltar fazer", disse Leavitt.

LMP


PUB