FDLP designa candidato para eleição presidencial palestiniana
A Frente Democrática de Libertação da Palestina (FDLP), uma formação oposicionista de esquerda, anunciou hoje a designação de um dos seus dirigentes como candidato à eleição para a presidência da Autoridade Palestiniana, a prevista para 09 de Janeiro.
No final de um congresso extraordinário em Ramallah, na Cisjordânia, o comité central da FDLP escolheu como candidato às presidenciais Tayssir Khaled, um dos membros do seu "bureau" político, indicou o movimento em comunicado.
Após a sua designação, Khaled deslocou-se com uma delegação da FDLP à sede da comissão eleitoral central em Ramallah, onde se tornou oficialmente candidato, de acordo com a mesma fonte.
A FDLP, que boicotou as primeiras eleições gerais palestinianas em 1996, precisou no seu comunicado que designou Khaled para disputar a presidência da Autoridade Palestiniana na ausência de um acordo com outras formações palestinianas sobre um candidato comum.
Segunda-feira, uma outra formação de oposição de esquerda, a Frente Popular de Libertação da Palestina (FDLP), anunciou a sua participação no escrutínio para designar o sucessor de Yasser Arafat na liderança da Autoridade Palestiniana.
O líder da OLP, Mahmud Abbas, candidato do movimento Fatah, é apontado como o favorito para esta eleição.