FDLP e FPLP prontas para um cessar-fogo condicional com Israel

Responsáveis da Frente Democrática de Libertação da Palestina (FDLP) e da Frente Popular de Libertação (FPLP) afirmaram hoje estar prontos para um cessar-fogo condicional com Israel, após reuniões em Gaza com o dirigente palestiniano Mahmud Abbas.

Agência LUSA /

"Examinámos todos os problemas, nomeadamente a ideia de um cessar-fogo com Israel, e indicámos que o cessar-fogo deve ser mútuo e que Israel deve parar as suas agressões", disse aos jornalistas um dos chefes da FDLP, que com a FPLP integram a Organização de Libertação da Palestina (OLP).

"Concordámos em prosseguir (com Abbas) o diálogo nacional e procurar pôr fim à ocupação (israelita) pela via política", acrescentou Salah Zidan.

Por seu lado, um dos chefes da FPLP, Kaid al-Ghul, indicou aos jornalistas: "reafirmamos o direito dos palestinianos à resistência contra a ocupação e sublinhamos que o interesse dos palestinianos é o respeito (por Israel) do direito internacional, mas indicamos também que a questão de um cessar-fogo foi abordada durante as nossas reuniões com Abbas e que o prosseguimento do diálogo nacional inter- palestiniano é uma necessidade".

As Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, grupo armado ligado à Fatah de Mahmud Abbas, afirmaram hoje, por seu lado, estar prontas para "um cessar-fogo mútuo" e condicional com Israel.

Abbas deverá ainda encontrar-se em Gaza com responsáveis do movimento radical Hamas para tentar chegar a uma trégua após quatro anos e meio de Intifada.

PUB