Fernão de Magalhães morreu há 500 anos

por Antena 1

É um dos nomes incontornáveis da história de Portugal e do mundo. Fernão de Magalhães morreu há precisamente 500 anos. A data é hoje assinalada com várias iniciativas, para recordar o grande feito do navegador português, que realizou a primeira viagem de Circum-Navegação.

Foi Fernão de Magalhães quem liderou a expedição marítima que deu a volta ao mundo, atravessando o Oceano Pacífico.

Uma proeza que continua a ter impacto nos dias de hoje. É o que sublinha à Antena 1, José Marques, presidente da estrutura de missão, responsável pelas comemorações destes 500 anos.

Para assinalar esta data redonda, dois projectos audiovisuais podem ser vistos, a partir de agora na internet, através do canal do youtube e também da página www.magalhaes500.pt.

A iniciativa da parte da manhã, que começa às 10h00, é dirigida ao público infanto/juventil. A iniciativa da tarde, a partir das 18h00, é para o público em geral.



Fernão de Magalhães alcançou o estatuto de imortal, na História, apesar de não ter concretizado na totalidade a viagem de Circum-Navegação, já que o navegador acabou por morreu aos 41 anos, nas Filipinas, no dia 27 de Abril de 1521.

Faz precisamente hoje 500 anos.

pub