Fidel castro: Associação 25 de Abril lembra liderança forte de "figura controversa"

Lisboa, 28 nov (Lusa) - A Associação 25 de Abril recordou hoje o histórico líder cubano, Fidel Castro, falecido na sexta-feira, definindo-o como um líder "forte", uma "das principais figuras do século XX" mas, ainda assim, uma "figura controversa".

Lusa /

"Figura controversa, ídolo de multidões, Fidel de Castro está na história universal como uma das principais figuras do século XX, como referência de coerência, determinação e coragem, aliadas a uma liderança forte e mobilizadora de um povo e de uma nação. Só assim Cuba pôde resistir até aos dias de hoje", diz a Associação, em texto assinado pelo seu presidente, coronel Vasco Lourenço.

Fidel Castro morreu na noite de sexta-feira, 25 de novembro, aos 90 anos, às 22:29 locais (03:29 de sábado em Portugal continental).

Para os portugueses "que viveram submetidos a uma longa ditadura de 50 anos", diz a Associação 25 de Abril, Fidel Castro "foi, juntamente com Che Guevara, o ídolo dos anos 60", que fez "sonhar" os jovens de então "com a revolução libertadora do fascismo" dominante.

O anúncio da morte de "El Comandante", Fidel Alejandro Castro Ruz, foi feito pelo seu irmão e sucessor desde 2008, Raul, na televisão estatal, terminando com o grito "Até à vitória, sempre!".

Tópicos
PUB