Fidel castro: Associação 25 de Abril lembra liderança forte de "figura controversa"
Lisboa, 28 nov (Lusa) - A Associação 25 de Abril recordou hoje o histórico líder cubano, Fidel Castro, falecido na sexta-feira, definindo-o como um líder "forte", uma "das principais figuras do século XX" mas, ainda assim, uma "figura controversa".
"Figura controversa, ídolo de multidões, Fidel de Castro está na história universal como uma das principais figuras do século XX, como referência de coerência, determinação e coragem, aliadas a uma liderança forte e mobilizadora de um povo e de uma nação. Só assim Cuba pôde resistir até aos dias de hoje", diz a Associação, em texto assinado pelo seu presidente, coronel Vasco Lourenço.
Fidel Castro morreu na noite de sexta-feira, 25 de novembro, aos 90 anos, às 22:29 locais (03:29 de sábado em Portugal continental).
Para os portugueses "que viveram submetidos a uma longa ditadura de 50 anos", diz a Associação 25 de Abril, Fidel Castro "foi, juntamente com Che Guevara, o ídolo dos anos 60", que fez "sonhar" os jovens de então "com a revolução libertadora do fascismo" dominante.
O anúncio da morte de "El Comandante", Fidel Alejandro Castro Ruz, foi feito pelo seu irmão e sucessor desde 2008, Raul, na televisão estatal, terminando com o grito "Até à vitória, sempre!".