FIFA. Mundial de Clubes realiza-se apesar de ataques houthis nos Emirados Árabes Unidos

por RTP
Reuters

A FIFA confirmou esta segunda-feira que a realização do Campeonato Mundial de Clubes não está em causa, apesar dos ataques houthis em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A cidade foi atacada por mísseis duas vezes na última semana.

Normalmente jogado em dezembro de cada ano, o Mundial de Clubes de 2021 vai ser disputado em fevereiro deste ano, em Abu Dhabi, um dos alvos de mísseis houthis na última semana. Este é mais um episódio na longa guerra do Iémen.

Esta segunda-feira, os Emirados Árabes Unidos revelaram que foram intercetados e destruídos dois mísseis balísticos disparados por rebeldes houthis do Iémen. O incidente acontece depois de um ataque coordenado através de drone que matou três civis na semana passada.

O Mundial de Clubes é jogado todos os anos após serem conhecidos todos os vencedores continentais e tem também a presença de uma equipa representativa do país anfitrião. A competição será disputada de 3 a 12 de fevereiro em dois estádios.

“O Mundial de Clubes da FIFA vai ser realizado tal como tinha sido planeado”, anunciou uma porta-voz do organismo que tutela o futebol mundial. O aumento de violência e os ataques houthis não mudou as ideias da FIFA, que revelou à Al Jazeera que o torneio se mantém.

“No que toca à segurança no Campeonato Mundial de Clubes 2021, a FIFA continua a monitorizar a situação e a trabalhar com o comité organizador local e outras estruturas dos Emirados Árabes Unidos para ter planos de segurança para a competição”.

O torneio tem sete equipas e arrancará com a partida entre o Al Jazeera, dos Emirados Árabes Unidos, contra o AS Pirae, do Taiti, que substituiu o Auckland City, que teve de desistir devido aos protocolos de covid.

As restantes equipas são o Al Ahly, vencedor da Liga dos Campeões Africana, o CF Monterrey, campeão da CONCACAF, Al Hilal SFC (treinado por Leonardo Jardim), campeão asiático, Palmeiras, campeão sul-americano treinado por Abel Ferreira, e Chelsea, vencedor da Liga dos Campeões europeia.

Depois dos ataques da última semana, o Palmeiras também confirmou a presença nos Emirados Árabes Unidos, com vídeos divulgados nas redes sociais.

O ministro da Defesa dos Emirados, citado pela agência noticiosa WAM, disse que “os resquícios dos mísseis intercetados caíram em várias áreas nos arredores de Abu Dhabi”, acrescentando que a cidade está preparada para qualquer ameaça e que vai impor todas as medidas necessárias para proteger o território.

A guerra no Iémen começou em 2014,quando rebeldes houthis se apoderaram da maior parte do país, incluindo a capital, Sanaa, forçando o presidente Abd-Rabbu Hadi a fugir. Em Março de 2015, os combates escalaram quando os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita se juntaram para formar uma coligação militar de apoio ao presidente Hadi.

A situação de instabilidade está na origem de uma grave crise humanitária com mais de 16 milhões de pessoas a sofrerem de fome. Apesar da dificuldade em ter acesso a números, as Nações Unidas estimam que mais de 370 mil pessoas morreram durante o conflito.
pub