Filipinas apoiam adesão plena de Timor-Leste à ASEAN

As Filipinas manifestaram oficialmente apoio à adesão plena de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), num comunicado à imprensa divulgado na página do presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr.

Lusa /
Políticos dos dois países aproximam posições Bernie Sipin de la Cruz - EPA

"Somos favoráveis à adesão de Timor-Leste à ASEAN", afirmou o subsecretário adjunto do Departamento dos Assuntos Estrangeiros, Dominic Xavier Imperial, citado no comunicado, divulgado quinta-feira, após uma conferência de imprensa.

A ASEAN realiza entre 26 e 27 de maio, no centro de convenções de Kuala Lumpur, a primeira cimeira anual de chefes de Estado e de Governo da organização, cuja presidência rotativa pertence à Malásia.

O presidente timorense, José Ramos-Horta, admitiu na semana passada aos jornalistas a possibilidade de a adesão plena de Timor-Leste à ASEAN ser decidida naquela cimeira, que vai contar com a presença do primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

A adesão à organização implica o cumprimento de um roteiro estabelecido, mas também do consenso entre todos os estados-membros.

"Este apoio público por parte das Filipinas reforça os esforços que Timor-Leste tem vindo a desenvolver no cumprimento dos critérios estabelecidos no Roteiro para a Adesão Plena, nomeadamente no alinhamento jurídico, institucional e político com os três pilares da Comunidade ASEAN", salientou o governo timorense.

Relação tensa entre os dois países

A relação entre Filipinas e Timor-Leste tem registado alguma tensão, depois de o Tribunal de Recurso timorense ter recusado proceder à extradição do antigo deputado filipino Arnolf Teves Jr, acusado pelas autoridades de Manila de ser responsável pelo assassínio de 10 pessoas.

Em março, o secretário da Justiça filipino, Jesus Crispin Remulla, afirmou à imprensa que a recusa de extradição podia pôr em risco a candidatura de Timor-Leste à ASEAN, lembrando que as Filipinas são um membro fundador da organização.

Questionado na quinta-feira sobre o assunto, Dominic Xavier Imperial disse que o processo "permanece sob jurisdição do Departamento de Justiça e está fora do âmbito das discussões da ASEAN".

 

Tópicos
PUB