Filipinas detiveram três pessoas relacionadas com cartel de Sinaloa
Mania, 27 dez (Lusa) - A polícia das Filipinas relacionou a detenção de três cidadãos do país acusados de posse ilegal de droga com a entrada do cartel de Sinaloa no arquipélago, refere hoje a imprensa local.
Arturo Cacdac, diretor do departamento antidroga da polícia das Filipinas, é citado pelo diário "The Phil Star" salientando que depois dos cartéis da China e da África ocidental, as Filipinas enfrentam o cartel de Sinaloa, considerado pelas autoridades norte-americanas como uma das redes criminais mais poderosas do mundo.
Na quarta-feira as autoridades filipinas, numa operação apoiada pelas autoridades norte-americanas, detiveram dois homens e uma mulher, todos filipinos, com 84 quilogramas de várias drogas, cujo valor estimado é de equivalente a 23,5 milhões de euros.
As autoridades das Filipinas garantem ter informações que os mexicanos estariam a operar no país, mas apenas recentemente conseguiram essa confirmação e vão agora avaliar todas as informações para determinar a origem e a rota seguida pela droga.