Flórida. Republicano renuncia ao cargo após foto viral disfarçado de membro do Ku Klux Klan

por RTP
Moore era até agora um dos cinco comissários do condado de Gadsden, na Flórida. D.R.

Jeffery Moore, comissário republicano no Estado norte-americano da Flórida, abandonou o cargo depois de uma foto sua disfarçado de membro do Ku Klux Klan numa festa de Halloween ter vindo a público, tornando-se viral nas redes sociais.

Moore era até agora um dos cinco comissários do condado de Gadsden, na Flórida, tendo sido nomeado para o cargo em julho pelo governador Ron DeSantis. A demissão foi apresentada na sexta-feira, de acordo com o jornal Tallahassee Democrat.

A foto em questão mostra, aparentemente, o republicano numa festa de Halloween enquanto vestia um roupão e capuz associados ao movimento extremista Ku Klux Klan.


Tracey Stallworth, pastor no condado de Gadsden, avançou ao Tallahassee Democrat que haveria uma entrevista coletiva esta quarta-feira na qual seria pedido a Moore e ao governador que opinassem sobre a foto agora divulgada.

“É um dia muito triste na nossa história e um momento triste para este condado... no condado mais negro do Estado, isto não está certo”, considerou Stallworth.

Jeffery Moore era o único membro branco do conselho de comissários e mora num condado onde 55 por cento dos habitantes são negros, de acordo com os últimos censos norte-americanos.

Na sua carta de demissão, o republicano não avançou com as razões para a renúncia ao cargo. “Agradeço pela oportunidade de ter servido nesta posição; no entanto, por razões pessoais, não poderei continuar”, escreveu.

A demissão acontece na mesma altura em que o furacão Ian está prestes a atingir a Flórida e em que o Estado se prepara para eventuais danos.

A polémica em torno da fotografia chega três anos depois de outro funcionário nomeado para o cargo pelo governador Ron DeSantis, o secretário de Estado da Flórida, Michael Ertel, ter renunciado depois de uma fotografia sua com a cara pintada de negro e vestido como “vítima do furacão Katrina” ter também vindo a público.
Tópicos
pub