Foguetão Falcon 9 da SpaceX aborta descolagem a menos de dois minutos do lançamento

por Nuno Patrício - RTP
Falcon 9 da Space X SpaceX/DR

Depois do sucesso obtido em dezembro de 2015, com a aterragem na vertical do módulo de lançamento do foguetão Falcon 9, da SpaceX esteve pronto esta quinta-feira para lançar mais um satélite de comunicações e quer recrear a proeza de recuperar parte do lançador em segurança e com aterragem na vertical. Mas a equipa que seguia os últimos procedimentos de lançamento decidiu adiar a descolagem.

Esta quinta-feira a SpaceX tinha agendado colocar em orbita mais um satélite de comunicações comercial (SES-9).

O lançamento estava previsto para acontecer por volta das 23:46 GMT mas acabou por não se realizar devido a algumas falhas de confirmação no abastecimento do segundo nivel do foguetão.

Se tudo corresse como previsto, o primeiro estágio do foguetão Falcon 9, iniciaria o lançamento de Cabo Canaveral, efetuando um voo de cerca de dois minutos e meio antes da manobra de separação do restante corpo do foguete.

Enquanto a segunda fase transporta o modulo SES-9, até uma órbita de transferência geoestacionária (GTO), a primeira fase irá realizar uma série manobras de regresso que culminará no regresso vertical, do módulo primário, à base da SpaceX na costa da Flórida.

Agora com este adiamento o Falcon 9,da SpaceX, vai ser revisto e esperar por uma nova janela orbital para colocar o satélite de comunicações SES-9 em órbita.






Esta não seria a primeira vez que a SpaceX iria tentar aterrar o módulo primário de lançamento do foguetão Falcon 9.



O feito foi realizado no dia 21 de dezembro de 2015, após um lançamento bem sucedido de um foguetão do mesmo modelo ter descolado de Cabo Canaveral que transportou um modulo de carga para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Tópicos
pub