"Foi removido o último obstáculo no caminho da Sérvia para a União Europeia" -- embaixador José Cutileiro

Lisboa, 26 mai (Lusa) -- A prisão do ex-comandante militar dos sérvios bósnio, general Ratko Mladic, anunciada hoje em Belgrado, abre caminho para a entrada da Sérvia na União Europeia, considerou hoje em declarações à Lusa o diplomata José Cutileiro.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"A prisão de Mladic é muito importante, porque era um obstáculo no caminho da Sérvia para a União Europeia (UE). Removido esse obstáculo, os países que relacionavam o progresso das negociações com a Sérvia, e a sua aproximação à União, com as questões relacionadas com Mladic deixam de ter esse argumento. Isso é fundamental", disse o diplomata, que no início de 1992 presidiu à conferência de paz sobre a Bósnia-herzegovina, então patrocinada pela Comunidade Económica Europeia (CEE).

O autor do designado "plano Cutileiro", apresentado em Lisboa aos líderes das três principais "etnias" e que sugeria uma redefinição étnica da Bósnia, também considera que a detenção de Mladic é importante "em termos humanitários", em particular pelo envolvimento no massacre de Srebrenica, em julho de 1995.

Tópicos
PUB